top of page
images.webp

Foto: google

De Milton Gonçalves a Gabz: Trajetória de atores negros na TV Brasileira

Pela primeira vez, a data 20 de novembro é feriado nacional no Brasil, uma data instituída oficialmente pela lei n.º 12.519, dia 10 de novembro de 2011, 13 anos depois. Essa data remete ao dia em que o líder do quilombo dos Palmares foi assassinado, conhecido como Zumbi dos Palmares, em 1695. Quilombo dos palmares foi formado em 1957 na Serra da Barriga.  Zumbi foi um grande líder de resistência contra a escravidão. Por esse motivo, o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial, durante um congresso em São Paulo, em 1978, usou Zumbi como um símbolo e a data da morte um dia de celebração contra escravidão e racismo no Brasil. 

 

O racismo precisa ser combatido diariamente, não somente em novembro. Toda essa movimentação, as lutas e resistências ao longo dos anos permitiram que hoje existam leis contra o racismo:

  • Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 : Define os crimes de discriminação por raça e cor no Brasil.

  • Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 : Torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.

  • Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 : Garantir cotas para o ingresso de negros, pardos e indígenas nas universidades.

  • Lei nº 7.716/1989 , também conhecida como Lei Caó, tipifica a intolerância religiosa como crime.

  • Além disso, o Decreto nº 11.446, de 21 de março de 2023 , institui um Grupo de Trabalho Interministerial para desenvolver um programa de enfrentamento ao racismo religioso.

500 anos atrás, pessoas foram sequestradas e vieram dentro dos porões dos navios, em meio a fezes, urinas, corpos mortos que depois foram jogados ao mar. Chegando aqui, perderam suas identidades, ganharam novos nomes, foram batizados, perdendo suas identidades, famílias e dignidade. 

 

O Audiovisual tem um papel importante para que histórias sejam contadas, para combate ao racismo no Brasil, pois tem o poder de mobilizar uma sociedade e possui a capacidade gerar discussões para haver mudanças, infelizmente as maiores obras apresentam negros como pessoas marginalizadas, perpetuando esteriótipos. Aqui eu já deixo alguns filmes para você assistir: Medida Provisória (2020), Alma no Olho (1973), Marte um (2022) Cidade de Deus (2002), quilombo (1984), Besouro (2009), Todos os Mortos (2020).  

 

A primeira novela a estrear no Brasil foi em 1951, na TV Tupi, em 1960 Milton Gonçalves foi o primeiro ator negro a ter papel de destaque. Milton Gonçalves abriu caminhos e teve destaque pela luta contra o racismo. Somente em 2023, 63 anos após Milton ter estreado na TV, a novela "Vai na Fé” teve um elenco majoritariamente negro, com um casal de protagonistas negros. Além de Vai na Fé, estiveram no ar “Terra e Paixão” e “Amor Perfeito” também com protagonistas negros.  Pela primeira vez temos 03 atrizes negras como protagonistas em novelas na Globo, nas novelas “Garota do Momento”, “Voltar por Cima” e “Mania de Você” com Duda Santos, Jessica Ellen e Gabz. 


Não ha duvidas que ainda existam caminhos para trilhar, na luta contra o racismo, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil, mas a importância de poder ver mais dos nossos, na novela, no cinema, na arte, na música, na literatura e no jornalismo brasileiro, fortalece cada vez mais essa batalha. 

bottom of page